sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rio de Janeiro promove 1ª Missa com total acessibilidade



Com o intuito de promover ações de inclusão social, a Arquidiocese do Rio de Janeiro promoveu nesta sexta-feira, 23, a primeira Missa com total acessibilidade no Estado, na Catedral de São Sebastião.

A Celebração Eucarística quis possibilitar que todas as pessoas com algum tipo de deficiência pudessem partipar e interagir com a Missa. Um sistema de audiodescrição para cegos foi implantado na Celebração, que contou também com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para auxiliar as pessoas com deficiência auditiva.

De acordo com a delegada da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ, Deborah Prates, essa atitude amplia a participação e o entendimento de pessoas com deficiência nas Celebrações.

"De forma concisa, a audiodescrição é a transformação das imagens em palavras. Com esse importante recurso de acessibilidade o cego pode, verdadeiramente, sentir-se incluído no contexto dos acontecimentos. Vale frisar que a audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos", afirmou Deborah.

Além da Missa com total acessibilidade, uma Celebração Eucarística especial será realizada neste sábado, 24, às 9h, na Igreja Santa Margarida Maria, na Lagoa, e no dia 25, haverá ainda o Encontro dos Coordenadores das Pastorais e dos Intérpretes Católicos.  Mais informações pelo telefone (21) 2286-9596.

Da Redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário