segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Bispos se reúnem para curso de formação no Rio de Janeiro




Cerca de 120 bispos se reúnem a partir de hoje, 6, no Centro de Estudos e Formação de Sumaré (RJ) para participarem do Curso para Bispos. O evento, que é realizado há 22 anos, termina nesta sexta-feira, 10, e tem como tema os “50 anos após o Concílio Vaticano II. Novo dinamismo e novas interrogações para a igreja”.

A proposta do curso é oferecer uma série de palestras com oradores de renome para contribuir com a formação e atualização dos bispos. Para o arcebispo do Rio de janeiro, Dom Orani Tempesta, o curso é uma forma de reflexão e partilha entre os religiosos.

“A arquidiocese do Rio tem uma tradição, que vem desde a época do Cardeal Dom Eugênio Sales, de proporcionar, no período de férias, no início do ano, um encontro para bispos. É um trabalho que a arquidiocese faz com muita alegria e vemos que tem sido cada vez mais procurado pelos bispos”, disse.

Além do caráter educativo, o coordenador do Curso dos Bispos, Dom Karl Josef Romer, explicou que outra finalidade do encontro é permitir que os bispos experimentem a beleza da Igreja.

“É um grande proveito para os bispos se enriquecerem durante uma semana e levarem consigo o texto para as suas dioceses onde podem refletir a mensagem junto de seus sacerdotes. Com isso, os bispos sentem a beleza da Igreja, que está aberta para os mais profundos temas e para a problemática e educação do mundo moderno,” ressaltou.

Programação

No curso realizado em 1990, um dos principais conferencistas foi o Cardeal Josef Ratzinger, atual Papa Bento XVI.

Para a edição deste ano, os convidados serão o arcebispo de Kinshasa, no Congo, Cardeal Dom Laurent Monsengwo Pasinya; o secretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Jean-Louis Brugués, e o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch.

Está prevista uma palestra sobre Constituição Dogmática Dei Verbum, que será ministrada pelo Cardeal Laurent Monsengwo. Outro tema a ser discutido é a Declaração Gravissimum Educationis e o papel das Instituições Católicas de Ensino, que será abordado por Dom Jean-Louis. Por fim, o Cardeal Kurt Koch falará sobre o ecumenismo e o Decreto Unitatis Redentegratio.

A programação também inclui passeios a pontos turísticos da capital fluminense, na quarta-feira, dia 8 de fevereiro.



Segunda-feira, 06 de fevereiro de 2012, 15h02

Da Redação, com CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário