quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Voluntária católica de 99 anos ajuda doentes e necessitados


Clotilde Veniel tem 99 anos de idade e é considerada a "decana" dos voluntários da Cáritas na arquidiocese espanhola de Valência. Mesmo com idade avançada ela ainda visita doentes, os consola e os anima, doa mantimentos e se encarrega de recolher roupa para reciclá-la.

O semanário diocesano Paraula da arquidiocese de Valência conta algo da vida desta viúva e mãe de dois filhos, que cumprirá 100 anos em maio. Com 5 netos e 5 bisnetos, é uma das fundadoras da Cáritas em sua paróquia na localidade de Bicorp.

"Ontem mesmo fui ver uma deficiente e outra mulher que caiu", assinala Clotilde ao Paraula em um artigo recolhido pela agência AVAN. O Artigo comenta que ela possui um caráter alegre além de ser companheira e até recita poesia para divertir os idosos carentes que visita.

Também relata que "falamos de coisas alegres do passado, como quando íamos passeio com os namorados, que é melhor do que falar dos dores".

Clotilde iniciou sua colaboração com o Cáritas em 1989, quando o então pároco da localidade, Padre Pascal Ripoll, "animou-nos a formar a Cáritas. Não tínhamos nada, e junto de outra garota íamos pedindo pelo povoado".

Na atualidade, Clotilde colabora recolhendo roupa usada, na "campanha do quilo", e inclusive "fazendo bolos e outros doces para arrecadar recursos na Feira Medieval que todos os anos se celebra no povo", assinala o Padre Juan Vila, atual pároco do Bicorp.

Na localidade é "uma mulher muito querida, vai a todas as reuniões do Cáritas e tem muita iniciativa", acrescenta o sacerdote.

Criada em uma família de sete irmãos, Clotilde assegura que sua longevidade é fruto do trabalho duro. "Trabalhei muitíssimo, quase desde que aprendi a andar", afirma.

Terça-feira, 31 de janeiro de 2012, 13h59 - Fonte: ACI Digital



Nenhum comentário:

Postar um comentário