quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Mensagem da Festa de N. S. dos Remédios 2012



DIOCESE DE CAICÓ
PARÓQUIA DE N. Sª. DOS REMÉDIOS
FESTA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
EXCELSA PADROEIRA DE CRUZÊTA-RN
 

Estimados paroquianos, cruzetenses, devotos e peregrinos de Nossa Senhora dos Remédios.
Somos o Povo de Deus em festa! É com este sentimento de júbilo que iniciamos com fé e alegria mais uma festa em honra a Nossa Senhora dos Remédios. Festa esta que inicia em plena comunhão com toda a Igreja católica, que celebra o Ano da Fé e o Jubileu de Ouro da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-2012).
O Papa Bento XVI na Carta Apostólica Porta Fidei com a qual se proclama o Ano da Fé afirma: “A PORTA DA FÉ (cf. At 14,27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. Atravessar essa porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. Esse caminho tem início no Batismo (cf. Rm 6,4), pelo qual podemos professar a fé na Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo: o que equivale a crer num só Deus que é Amor.
Atualmente, há uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas. Por isso, decidi proclamar um Ano da Fé, que terá início em 11 de outubro de 2012, no 50o aniversário da abertura do Concílio Vaticano II.
Nós, cristãos, somos chamados a fazer brilhar, com a nossa própria vida no mundo, a Palavra de Verdade que o Senhor Jesus nos deixou, perseverando na fé. A fé cresce quando é vivida como experiência de um amor e é comunicada como experiência de graça e alegria. A fé torna-nos fecundos, porque alarga o coração com a esperança e permite oferecer um testemunho que é capaz de gerar; e consente ainda que tantas pessoas à procura de Deus encontrem o justo percurso para chegar à “porta da fé”.
Só acreditando é que a fé cresce e se revigora; não há outra possibilidade de adquirir certeza sobre a própria vida, senão abandonar-se progressivamente nas mãos de um amor que se experimenta cada vez maior porque tem a sua origem em Deus.
Neste Ano da Fé, teremos oportunidade de confessar a fé no Senhor Ressuscitado nas igrejas do mundo inteiro, nas nossas casas e no meio das nossas famílias, encontraremos formas de fazer publicamente a profissão do CREDO.
A fé, precisamente porque é um ato de liberdade, exige também assumir a responsabilidade social daquilo que se acredita. No dia de Pentecostes, a Igreja manifesta, com toda a clareza, essa dimensão pública do crer e do anunciar sem temor à própria fé a toda a gente. Como afirma o Catecismo da Igreja Católica, “Eu creio”: é a fé da Igreja, professada por cada fiel, principalmente por ocasião do Batismo. E o conhecimento dos conteúdos da fé é essencial para se dar o próprio assentimento, isto é, para aderir plenamente com a inteligência e a vontade a quanto é proposto pela Igreja; e, quando se acredita, se aceita livremente todo o mistério da fé” (Porta Fidei).
            É com este espírito de comunhão filial com o Santo Padre e a Igreja nossa Mãe e Mestra que celebraremos esta festa, tendo como itinerário para a nossa reflexão os artigos da nossa Profissão de Fé contidos no Catecismo da Igreja Católica. Que este momento celebrativo nos ajude a reavivar cada vez mais o dom da fé em nossas vidas, e como o Apóstolo Paulo dirigindo-se a Timóteo possamos dizer: “Sei em quem coloquei a minha fé” (2 Tm 1,12).
            Rendamos graças a Deus pelo Jubileu de Prata da dedicação do altar da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, que este templo sagrado seja sempre lugar de oração e refúgio para todo o povo cristão cruzetense e visitantes.       
            A todos desejamos uma santa e abençoada festa, que o nosso Deus nos abençoe durante estes dias pela materna intercessão de Nossa Senhora dos Remédios.

Pe. Alcivan Tadeus Gomes de Araújo – Administrador Paroquial
Pe. Erivan Santos da Costa – Vigário Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário